terça-feira, 10 de junho de 2014

Entender

Será difícil
No afã de causar transtornos ao Governo e - por conseguinte - à campanha de Dilma Rousseff o PSDB tem se valido de tudo. A Copa do Mundo no Brasil é a arma mais visível: não haveria estádios, aeroportos; turistas se negariam a vir ao Brasil diante do caos absoluto. 

Já prestes a se iniciar a Copa os fatos vão demonstrando que as pretensões negativas não vão corresponder aos que imaginavam uma catástrofe para a imagem do Brasil. 

Por incrível que pareça – para tucanos e quejandos – seleções e turistas estrangeiros estão chegando e os aeroportos funcionando. Tem até correspondente americano dizendo que aqui está funcionando melhor do que lá. As horas prenunciadas para a espera foram escandalizadas num mísero aguardar de 30 minutos.

Os estádios receberão os jogos. A segurança está montada (e funcionando) ao que parece. As manifestações de rua poderão ocorrer, desde que à distância dos estádios. O povo não embarcou no "não vai ter Copa".

Desapareceram os argumentos contra o governo e, consequentemente, contra Dilma. Ao que aparentava somente restaria torcer contra a seleção brasileira.

Mas o saco de criatividades não se esgotou.

O PSDB – apesar de a Copa e o protocolo entre o Governo e a FIFA serem do conhecimento de todos os interessados (inclusive para as críticas) – trouxe o mais recente trunfo de seu balaio de maldades: ajuizou ação perante o STF, com pedido de liminar (em mãos do ministro Gilmar Mendes), para que sejam garantidos protestos dentro dos estádios.

A FIFA não admite o ingresso nos estádios de faixas e cartazes "para outros fins que não o da manifestação festiva e amigável... ressalvado o direito constitucional ao livre exercício de manifestação e à plena liberdade de expressão em defesa da dignidade da pessoa humana". 

O PSDB quer o livre exercício da atuação político-eleitoral. Naturalmente em defesa de seu programa e de seus candidatos e o pleno exercício da caça à raposa, se esta for Dilma ou o Governo Federal.

Não duvidamos que o ministro Gilmar Mendes venha a conceder a liminar. Tucano de costado, está a serviço dos amigos.

Quanto ao tucanato parece-nos que o PSDB deseja ver espalhado pelo mundo  bilhões verão a Copa pela televisão - algumas cenas como as registradas abaixo.

  

Razão assiste a Luís Veríssimo: "Tenho muitos motivos para votar em Dilma e mesmo se não os tivesse votaria nela pois tenho mil razões para não votar no PSDB."

Certamente o diz diante da dificuldade de entender a ação tucana. E essa última, prestes a começar a Copa, confirma (ninguém duvide!) que pode não andar tão tranquilo o crescimento de Aécio Neves nas pesquisas recentemente publicadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário