quarta-feira, 14 de março de 2012

Carnaval

Gasto mesmo só de alegria
A propósito da matéria publicada no Pimenta nesta terça 13, apresentando um balanço do evento pelo secretário Carlos Leahy, retomamos o registro em DE RODAPÉS E DE ACHADOS (o último, no dia 4 de março – “Lavagem do Beco I e II”) visto que a prestação de contas de Leahy alimenta nossa convicção de que podemos superar a festa “produção” pela “tradição”.

O secretário afirma que “Nessa festa nós provamos que a alegria do povo é o grande tempero e não há necessidade de grandes gastos”.

Escrevemos naquela oportunidade:
“Engrossamos o cordão dos que veem na Lavagem do Beco do Fuxico – ainda tida como abertura do carnaval antecipado – o verdadeiro e típico momesco itabunense. Tem faltado à administração municipal a percepção do que representa aquilo que começou no 'ABC da Noite' para imitar a lavagem do Beco de Maria Paz, em Salvador, como o pretendiam o engenheiro Roberto Carlos Goodgrover, o Malaca, e Abelardo Brandão Moreira, o Bel (p. 33 de O ABC do Cabôco – Via Litterarum).
Ainda que extemporânea a manifestação popular deste ano, tornada quaresmeira pelas circunstâncias, a presença do povo alimenta aquele raciocínio”.

“O grande detalhe está no fato de que fazer carnaval tradicional dispensa o de 'produção'. Explicamos: o tradicional, como a Lavagem do Beco do Fuxico, dispensa fortunas. E elimina o lugar comum de que promover o Carnaval depende de 'atrações'. A grande atração é o povo, precisamos entender.
E a Prefeitura ter no calendário de suas festas a Lavagem do Beco como o seu carnaval. O resto é apenas divulgação”.

O secretário Leahy acaba de confirmar. Não custa a Prefeitura pensar na "tradição" para a "Lavagem do Beco do Fuxico", edição 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário