segunda-feira, 26 de março de 2012

Reviravolta

Tiro no pé
A integração de Leninha (PMDB) à frente suprapartidária liderada pelo PCdoB permite duas especulações:

A primeira, de que teria certeza de estar situada à frente dos demais em pesquisas de intenção de voto e, assim, busca reforçar o horário eleitoral com os demais partidos aos quais se integra nesse instante;

A segunda: faltando-lhe o domínio da situação, busca integrar-se ao grupo para ocupar espaços e mais visibilidade.    

Temos que não foi oportuna a decisão. Mais demonstra confissão de fraqueza.

Racha
Não há informação de que a Executiva local do PMDB – leia-se, Renato Costa – tenha autorizado a tomada de posição de Leninha.

Sob esse particular, mais parece haver aderido aos que foram afastados da direção itabunense do partido.

Para isso só há um nome em política: Racha!

Explicação
Para nós esse racha tem explicação: como o PMDB tende a não ter candidato próprio à majoritária caberia verificar para que lado bandearia com seu apoio.

Está claro que uma parte já definiu: Wenceslau Júnior.

Samba do crioulo doido
Não há uma explicação plausível, no plano das pretensões individuais, para a adesão de Leninha à frente partidária nesse instante de calmaria, ainda de muita indefinição para o quadro sucessório.

A frente, que arregimenta PDT, PRB, PV, PSC, nesse momento engrossada com o PMDB e o PPS, tem uma definição flagrante: a candidatura de Wenceslau Júnior (PCdoB).

Dentro do projeto nacional, o PCdoB caminha para voos próprios e dificilmente deixaria de assegurar uma candidatura em Itabuna. Admitindo-se a circunstância de que dentre os candidatos da atual frente venha o melhor situado em pesquisas encabeçar a majoritária e, por hipótese, não esteja o PCdoB encabeçando a avaliação, não é crível que volte a assumir o papel de coadjuvante, não mais do PT mas de uma aventura.

A aventura do PCdoB é em defesa própria. Assim, ou tem certeza de que encabeça o grupo ou não estaria nele incluído. O inverso ocorre com os demais partidos.

Sob esse prisma a inserção do nome de Leninha para integrar a frente traz outras sinalizações: uma delas, o PMDB não terá candidatura à prefeitura de 2012.

Se ainda for ela o nome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário