terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eleições e jogo do bicho

Barrigada e apelação 
Todos sabemos o que representa o jogo do bicho no imaginário da população. A invenção do Barão de Drumond tornou a declarada ilegalidade uma instituição nacional. A contravenção rola solta Brasil a fora, elege representantes e tem um ponto de "negócio" em cada esquina. Alimenta milhões na informalidade. E ainda é reconhecida como exemplo de "credibilidade". Coisas deste país de "Macunaíma" e "São Saruê". 

Para os que vivemos nestas plagas, sabemos que Itabuna (e buscamos referência em Eduardo Anunciação, que cita o detalhe sempre que pode) não deixa de ter um representante da "banca" na Câmara Municipal. A não ser em escassas exceções.

Brincar com a representação "zoológica" é tão comum como falar de Flamengo e Vasco, de Bahia e Vitória. O sígno (o jogo do bicho) está no dia a dia interpretado. Fácil fazer referência codificada a partir dos números que traduzem o elenco de aves, mamíferos e répteis que povoam o joguinho nosso de cada dia. E não precisa buscar um Câmara Cascudo para ver debulhada uma explicação que está no imaginário da coletividade.

A referência em programa eleitoral radiofônico, onde a imagem se faz através das palavras e seus significados, pareceu mais fácil a partir de referência facilmente identificável pelo ouvinte: o número de bichos, do popular jogo, vinculados a partidos políticos que se encontram em evidência na corrida eleitoral.

A pretensão visava traduzir a pesquisa divulgada onde Vane (10, "coelho") "ensebou as canelas" tomando a dianteira  no alto de seus 38,5%, enquanto Juçara (13, "galo") "não canta mais de jeito nenhum" com seus acachapantes 11,1% e Azevedo (25, "vaca") "foi pro brejo" ao cair para 35,9%.

A expressão "a vaca foi pro brejo" é por demais conhecida e utilizada, alusão à uma coisa que não anda bem das pernas, não tem jeito, está perdida. 

Não é que em seu programa de televisão desta segunda a candidata do PT sentiu-se desrespeitada, como "única mulher que disputou a prefeitura", e viu-se porta-voz da "mulher itabunense" agredida.

Em palavras simples e diretas: Juçara assumiu, como figura de cavalaria andante, a voz de todas as mulheres de Itabuna, "atacadas" pelo programa, sentindo-se ela (Juçara) a destinatária da expressão "a vaca foi pro brejo".

Esqueceu-se apenas de conhecer o povo que joga e brinca com o jogo do bicho e as coisas dele decorrentes.

Barrigada das grossas. Para não ficarmos com a ideia de que tudo não passa de apelação. Caso contrário mais uma demonstração de que não conhece o povo e suas idiossincrasias.

Mas, duro mesmo foi se atribuir o significado de vaca. Em instante infeliz, nada grandioso se comparado com a vaquinha que ajuda os que nela apostam seus centavos.

Nela (a vaca do jogo do bicho) pelo menos o povo simples deposita suas esperanças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário