quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Fez o que pode

Aproveitou
Não se diga que a programa eleitoral de Juçara não soube aproveitar a situação que encontrou. Moldou o barro à imagem que precisava. A arte se encontrou em transformar e materializar ao seu modo e interesse o que existia nas palavras. De tornar vídeo o que era tão somente áudio.

O 25 (DEM), vaca no jogo do bicho, ocupou o lugar do 13 (PT), como poderia ser do 10 (PRB) e por aí vai. O trunfo girava em criar uma situação de antipatia ao adversário, colocando-o no patamar de preconceituoso em relação ao gênero. Em outras palavras, marcá-lo como machista, desrespeitoso contra o sexo fraco.

A força da televisão reside justamente em oferecer o visual, onde as palavras estão mais para acessórios. Não tinha o programa de Juçara imagens de Vane agredindo "companheiras". Trouxe do programa radiofônico as expressões que lhe interessavam do áudio, para torná-lo vídeo, expondo-as em texto declamado e lido lentamente, com a pausa quando necessária.

O marketing trabalhou bem a tentativa. Afinal, a ideia mais recente de machismo e de preconceito contra a mulher está em muito vinculado à violência doméstica, a "homem que bate em mulher". Essa, de maneira objetivamente subliminar, foi a imagem jogada no imaginário de quem assistiu os penúltimos programas eleitorais da majoritária do PT na televisão.

A resposta
O programa de Vane ofertou resposta sem aceitar a provocação. Não partiu para defesa ou contra-ataque. Limitou-se a trazer a resposta perfeita que respondia à provocação: depoimentos femininos exaltando o Vane trabalho, o Vane nome, o Vane modo de agir, o Vane que cuida de pessoas, o Vane que ajuda o próximo e o Vane família.

Simplesmente, não jogou álcool na fogueira.

Aguardemos os limites da exploração e da defesa dentro do debate na TV Cabrália. Onde tem gente para explorar de graça o conflito entre as duas chapas.

O beneficiado
De fora, dando gargalhadas, o Capitão Azevedo.

Justamente quando o governo Wagner começava a vislumbrar vitória em Itabuna. Afinal, Juçara e Vane são filiados e disputam a prefeitura integrando partidos da base de sustentação do Governo Estadual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário