quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Espanhol itabunense

Não retornou
Tomamos conhecimento, hoje, de que o professor Antonio Pazos Garrido faleceu em sua terra natal no dia 17. Com passagem comprada para o Brasil o espanhol que ensinou no Colégio Estadual de Itabuna (onde também exerceu o cargo de vice-diretor) não pode embarcar.

Queria nos rever a todos, inclusive este escriba. Foi um dos revisores do romance "Amendoeiras de Outono" (Via Litterarum). Zeloso e apaixonado com o que fazia, elaborava a tradução de "Amendoeiras..." para a língua espanhola.

Sua família chegou em Itabuna nos anos 50. Tinha esta terra como extensão da sua Espanha e certamente gostaria de tê-la visitado pelo menos mais uma vez. Ele que aqui se fazia presente quase anualmente, depois que se aposentou e voltou à terra natal, El Grove, da província de Pontevedra, na Galícia.

Perdemos não só um amigo, mas um cultor do idioma e leitor voraz. Os que o conheceram e com ele conviveram certamente dirão que o espanhol itabunense não retornou para a sua casa e seus livros na Avenida Itajuípe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário