sábado, 6 de outubro de 2012

O troco

Ainda vivo o 1996
Parece-nos em muito assemelhados alguns instantes entre diferentes eleições, quando lá se vão 16 anos. Especialmente porque personagens comuns a eles se reencontram, novamente em campos opostos.

Às vésperas da eleição de 1996, quando Geraldo Simões (não havia reeleição à época) tinha em Renato Costa o seu candidato à sucessão, e o confronto direto ocorria entre este e Fernando Gomes, um "voto útil" foi incentivado a partir de uma manchete do jornal Agora que punha em disputa Fernando e Davidson Magalhães como possíveis vitoriosos. Deu Fernando em primeiro e Renato em segundo.

Não se veja na virada posta através de pesquisa encomendada pela Rádio Difusora (leia-se, Geraldo Simões) uma "loucura dos números", em razão de sua inteira falta de lógica, quando aponta Juçara (33,44%) em segundo lugar disputando com Azevedo (35,82%) e Vane na rabeira dos três com 23,08%.

O que Davidson fez com Renato em 1996 Geraldo quer fazer com Vane, em 2012, ora apoiado por Davidson. Naquela, com manchete de jornal; hoje, com pesquisa altamente duvidosa.

Certamente muitos eleitores hão de se lembrar. É o troco, 16 anos depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário