domingo, 7 de outubro de 2012

"Um tal Instituto Gasparetto"

Hora de avaliar
Ninguém pode afirmar, tampouco esperar ou exigir cem por cento de acerto onde o trabalho diz respeito justamente a propabilidades. Assim devem ser observadas as avaliações encomendadas aos diferentes institutos de pesquisa, alguns descobertos somente em período eleitoral.

Outros procuram refletir o mais próximo possível a realidade, porque a aproximação com ela é que os faz refletidos de credibilidade.

Neste confronto - credibilidade não-credibilidade - os que encomendam pesquisa escolhem o que desejam para o imediato da campanha. A pesquisa, que deveria ser um instrumento de apoio à campanha torna-se então uma peça da propaganda. Panfleto, pura e simplesmente.

O que ora escrevemos, no imediato do resultado das eleições para prefeito de Itabuna, volta-se para a defesa da credibilidade de pessoas que com ela se preocupam porque dela necessitam para sobreviver. E uma em particular: Agenor Gasparetto. Nome dentre as poucas referências de que podemos dispor.

Que ao sabor das maledicências foi levado ao cadafalso da execreção e se não purgou a fogueira o foi por temerem seus inquisidores a figura que pretendiam incendiar, pelo respeito que esta impõe.

Quando sua primeira pesquisa publicada, com registro na Justiça Eleitoral, apontou vitória de Vane e queda de Azevedo e jogava Juçara nas calendas não foi objeto do respeito que merecia. Antigos "amigos" lhe voltaram as costas, e mesmo sabendo-o criterioso, exploraram à exaustão, para afetar o que apontavam os números em Itabuna, uma pesquisa efetuada em Itacaré e que tivera sua publicação suspensa a partir de argumentos de uma parte que se sentia prejudicada, os quais acatados (não nos pareceram justos os fundamentos) pela Justiça Eleitoral. (Sobre isto comentamos em DE RODAPÉS E DE ACHADOS, de 30 de setembro, aqui reproduzido no dia 1º - "Leituras I", "II" e "III").

Dizia-nos um interlocutor que criticava a variedade de resultados e o distanciamento entre eles das várias pesquisas que circularam em Itabuna, depois de indagado como via a pesquisa de Gasparetto: "se Vane ganhar foi o único que acertou".

Para não cansarmos o leitor, aí estão os números de Itabuna. Que também olhem os resultados de Itacaré.

Nesta 25ª hora - a hora de avaliar - veremos todos que "um tal Instituto Gasparetto" acertou em cheio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário