terça-feira, 9 de outubro de 2012

Legislativo

Pulverização
Houvéssemos de tomar a luta pela terra como uma referência para a ocupação do Legislativo itabunense poderíamos afirmar que uma verdadeira "reforma" aconteceu; para preencher as 21 vagas oferecidas dezesseis foram os partidos a ocupá-lo: PSC (1), PRP (1), PV (1), PCdoB (2), PT (2), PPS (2), PRB (1), DEM (2), PTN (2), PSDB (1), PMDB (1), PSDC (1). PR (1), PMN (1), PRTB (1) e PTB (1).

O fenômeno da pulverização partidária nos legislativos municipais não se concentrou em Itabuna, mas nacionalmente, onde cabe ser destacado o crescimento participativo dos denominados nanicos.

Dos grandes partidos nacionais somente o PT conseguiu integrar uma bancada "expressiva" em Itabuna,  emplacando dois vereadores. Os outros a alcançar a façanha em igual monta foram o PPS, o PCdoB, o DEM e o PTN.

Ótima oportunidade de o Poder Executivo começar a trabalhar com menos "governabilidade" e mais proposições para ver quem adere ao sério.

Aí veríamos se a renovação realmente aconteceu.


Nem tão calouros
Observando a composição da Câmara para a próxima legislatura, dentre os vinte que iniciarão primeiro mandato, três vencedores são conhecidos: Carlito do Sarinha, César Brandão e Júnior Brandão, que já exerceram mandatos e estarão ao lado de outro, o único a obter a reeleição, Ruy Machado.

Algumas "raposas", que certamente influenciarão em decisões dos demais, enquanto não tomam conhecimento dos segredos da Casa, como Regimento Interno, Comissões e, certamente, indicações ao título de Cidadão de Itabuna.

Brasil
Comparando com o resultado obtido em 2008, o PT conseguiu ampliar sua participação no Legislativo municipal ao eleger cerca de 1.800 vereadores a mais (4.169 antes e 5.067 agora), um crescimento de 22%.

Seus dois concorrentes mais imediatos, PSDB e PMDB, tiveram queda de 22% e 8%, respectivamente.

Atente-se para o fato de que mais de novas 10 mil vagas foram acrescentadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário