quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Manifestação

Sem povo
FHC é um gênio. Não aparece no horário eleitoral do candidato Aécio Neves. Mas, incensado pelos mesmos, julga-se acima de tudo e de todos, guru e oráculo da 'modernidade'. Imagina-se o sociólogo com vasto conhecimento em psicologia social, a ponto de presumir "ignorante" o eleitor nordestino que votou em Dilma, pelo fato de que o Nordeste a ela assegurou vantagem considerável nos votos do primeiro turno.

Mas - dizíamos  FHC é um gênio. A tal ponto de convocar  enquanto a gente de São Paulo reza para guardar alguns pingos que caiam da torneira  um protesto para o dia de ontem contra o que denominou de "podridão".

Convocou as massas com o apelo de que “sou neto de nordestino, tenho orgulho disso. Nós aqui de São Paulo precisamos estar juntos com vocês todos, nós todos juntos em indignação contra essa podridão que está havendo no Brasil.”

Certamente imaginou-se superar o líder popular chamado Lula, capaz de levar alguns gatos pingados vestidos de vermelho por ruas e avenidas do país.

Diante da convocação de seu guru, Aécio Neves foi enfático: “nesta quarta-feira, a partir das 19h, o Brasil inteiro vai estar mobilizado pela mudança.”

E não faltou apoio à convocação: jornais e sites engajados vibraram de civismo tucano em favor da mudança por eles ansiada. "...todo articulista do bico comprido se referiu ao movimento, denominado #‎VemPraRua22, pulularam videos no face, no twitter, no Zap… com depoimentos de FHC, Pedro Simon e o próprio Aécio."

Não vimos imagens da 'multidão' em noticiários de televisão. Dizem os críticos que lá estavam para 'assustar-se' com a multidão, que não tinha ninguém, além do punhado de bem arrumados. Um ou outro negro. Nem mesmo FHC, que em tempos mais pretéritos afirmara ter um pé na senzala.

Dizem que foi um sucesso, como 'marcha anticomunista', de fazer inveja aos tempos de guerra-fria, como veiculado no Viomundo:

O repertório de xingamentos a Dilma Rousseff (PT), ao PT e a símbolos da esquerda foi vasto. “Dilma terrorista!” / “Ei, ebola, leva a Dilma embora” / “Ai que maravilha, a Dilma vai pra Cuba e o Aécio pra Brasília”. Sobrou também para o compositor Chico Buarque, apoiador da candidata petista. “Chico Buarque, vai cantar Geni na m*”. A preocupação com o comunismo permeou todo o ato: “A nossa bandeira jamais será vermelha”, gritavam os mais exaltados. Um cartaz com os dizeres “Viva a liberdade! Fora o comunismo!” foi afixado na frente do carro de som que levava as celebridades. Os simpatizantes do tucano também fizeram uma versão de “Pra não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré, hino da resistência à ditadura militar. “Dilma vai embora que o Brasil não quer você / aproveita e leva embora os vagabundos do PT.”

Não temos informação da presença daquela loura que preside o movimento negro do PSDB paulista. 



A genialidade de FHC nos fez lembrar o apelo desesperado de Fernando Collor, em setembro de 1992, quando convocou a juventude para ir às ruas no 7 de setembro vestida de verde e amarelo em defesa do Brasil.

A turma foi. De preto/luto.

Na convocação de FHC não podia haver preto/luto. Mas faltou gente. 

O gênio FHC conseguiu realizar uma manifestação sem povo.

Ecos da genialidade
Provável que não saibamos de todos os detalhes da grandiosa manifestação convocada por FHC. 

Mas podemos delimitar o "alto nível" do debate pelo expressado em alguns cartazes, como abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário