sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Quem tem telhado de vidro

Não joga pedra no alheio
Registramos em postagem esta semana ("Melhor que fosse debate de ideias", na quarta 15) que "Vai ficando flagrante que o candidato Aécio Neves tem dificuldade para debater no plano do confronto de ideias as proposições de seu PSDB e do PT."

E mais dissemos: 

"Entenda-se a dificuldade de Aécio. Então preferiu (ou foi orientado) buscar o debate sob viés moral como se fosse paladino ou vestal da moralidade. Tendo o telhado de vidro que tem não deveria se surpreender com o que vai encontrando.

No entanto, assim nos parece, o caminho escolhido pode até dar certo, mas caminha para um tiro no próprio pé. 

Então sai pela tangente fazendo o papel de brucutu da deselegância, partindo para um vocabulário que não compete a um debate político.

O detalhe é que, cada vez que provocar, vai encontrar resposta. E mais 'verdades' escondidas.
"

Por isso, a cada novo debate todo o dito será confirmado. E o tiro no pé disparado por Aécio certamente resulta da única arma que dispunha para evitar o confronto de ideias e comparações entre dois projetos de país, bastante distintos, para não dizer inteiramente diferentes no quesito políticas de governo: partir para a batalha com a armadura da moralidade, tanto que a Petrobras tem sido o seu mote.

Ocorre que, quanto à Petrobras, o mote vai sendo desconstruído a cada instante que ouve da adversária que seu governo (dela, Dilma) está apurando porque não esconde malfeitos de ninguém e parte para a comparação com as experiências tucanas em nível federal e estaduais (São Paulo como locomotiva com seu propinoduto de trens e metrô) que mandaram para "baixo do tapete" todas as apurações iniciadas, quando iniciadas, ou escondem o que apurar. 

Porém, entendemos que a imagem de Aécio tende a se desgastar, em muito, não pela cobrança que lhe é feita em relação à sua administração como governador de Minas Gerais (em situações para as quais não tem resposta), mas pela forma agressiva com que trata a adversária, uma mulher.

Temos que Aécio insistir em chamar Dilma Rousseff (mulher e Presidente da República, autoridade máxima do Brasil) de 'leviana' e mentirosa', ou afirmar que vai ficar desempregada a partir de 1º de janeiro (debate do SBT), soa, para o público feminino, como postura de homem violento, como a daquele que embriagado ou drogado agride a esposa ou namorada.

A violência contra a mulher está no mais íntimo de toda aquela que foi agredida ou conhece quem o foi. E sabe que toda agressão física começa com a agressão verbal. 

Imagine o leitor se este mesmo público internaliza a ideia de que o candidato usa álcool ou coisa semelhante!

Quem tem telhado de vidro não joga pedra no alheio. Especialmente se o alheio está protegido.

E mexer com o imaginário feminino pode ser pior que não responder quando indagado sobre nepotismo.




Post scriptum: Lamentavelmente Aécio Neves parte para a deselegância (desrespeitosa) para com a Chefe da Nação, pela circunstância de ser a candidata adversária. 

E pode parecer parte daquela elite encastelada nos camarotes do Banco Itaú, no jogo de abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, em São Paulo, que a mandou "tomar no c..." quando ali estava como Presidente do Brasil, representando o país em evento internacional visto por 1 bilhão de pessoas através da televisão.

A mulher percebe quando é atingida pela simples circunstância de ser mulher. 

E reconhece o machão pelo olhar e pelo falar. Mesmo que tenha o rosto bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário