quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Outros tempos

Em outras terras
Lemos, estarrecido, a que ponto chegou a crise de água  escondida a responsabilidade do governador Alckmin e dos governos do PSDB como causadores diretos do problema – que a mídia pró tucanos transferiu para o consumidor (no primeiro instante) e para São Pedro, no segundo: uma rádio de SP abre concurso para o prêmio mais esperado do ano: 1 mil litros de água para o vencedor gastar como quiser. Para concorrer basta mandar um vídeo com a 'dança da chuva'.

Os problemas de abastecimento de água em São Paulo foram agravados em razão da falta de investimentos na captação e manutenção de reservatórios. Ainda que a SABESP  empresa responsável por captar, tratar e distribuir o precioso líquido  não tenha deixado de distribuir dividendos polpudos aos que compraram a empresa quando privatizada pelo governo tucano.

Imagine o caro leitor a dimensão da irresponsabilidade  para afirmar incompetência mesmo  de governos do PSDB que por lá estão há 20 anos, agora chancelados para mais quatro.

Já vimos este filme no Nordeste, em tempos mais pretéritos. Não o do sorteio, mas o da falta de água e de comida. Em muitos instantes as invasões das cidades em busca de comida.

Não é presumível o que pode acontecer com um conjunto populacional de mais de 15 milhões (incluindo cidades outras, como Campinas) quando a torneira secar por completo, o que está previsto (caso não chova forte) para início ou meados de novembro.

É o partido o mesmo do apagão elétrico de 20011/2002, em nível nacional, de triste lembrança com suas contas altas e racionamento. Também por falta de investimentos em geração e distribuição de energia. Muito mais por distribuição.

É o mesmo PSDB que se arvora como o ideal para administrar o Brasil.

Certamente quando Dilma Rousseff, em algum debate, citar a crise no abastecimento de água em São Paulo Aécio a chamará de 'leviana' e 'mentirosa'.

Mas, em outros tempos as terras em crise de água são outras. Não mais o Nordeste, beneficiado com investimentos do Governo Federal para a transposição do rio São Francisco.

Para que alguma rádio nordestina não precise brincar com a tragédia e venha pedir vídeo de 'dança da chuva' para premiar o dançarino com alguns baldes de água.

Por fim, saiba o leitor: a imagem abaixo não é no Nordeste, mas do sistema que abastece São Paulo, já consumindo o segundo 'volume morto' dos reservatórios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário