domingo, 29 de setembro de 2013

Alguns destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS *

___

Genialidade
A turma da rede fez circular, em homenagem à posse de Fernando Henrique Cardoso na Academia Brasileira de Letras, uma assertiva de Millôr Fernandes: “De uma coisa ninguém pode me acusar: ter perdido meu tempo lendo FhC (superlativo de Ph.D)”.

Para nós, uma outra homenagem: à genialidade de Millôr.

Wajda
O cinema polonês nos chegou ainda através da tela do Cine Irapuã, em Itororó, com o título “Kosara, a montanha heróica”, que tratava da avassaladora invasão alemã sob a ótica da geração que a enfrentou e não conseguiu evitar que a Polônia estivesse sob o absoluto controle nazista em apenas uma semana, em busca do estreito de Dantzig e seu porto (hoje Gdansk) que abriam o Báltico para a Alemanha, iniciando ali a II Guerra Mundial, em 1º de setembro de 1939.

Com o advento do VHS e, posteriormente, do DVD tentamos encontrar o filme. Até hoje não conseguimos e não dispomos de outra informação a não ser o título retido na memória.

Por causa dele descobrimos Andrzej Wajda (1926-), imaginando que o primeiro de seus filmes da denominada “trilogia da guerra” fosse o buscado. Assim, chegamos a “Geração” (1954) e descobrimos o fabuloso Wajda. Em seguida “Kanal” (1957) e “Cinzas e Diamantes” (1958), onde a imagética do personagem principal está inspirada em James Dean. Depois “O Homem de Mármore” (1976) e “Danton, o Processo da Revolução” (1983). 

Com a “trilogia” descobrimos a razão da antipatia e da resistência polonesa aos soviéticos.

A CartaCapital desta semana traz Wajda na “Plural”.

Cinema
Aproveitando a referência à invasão da Polônia e início da II Guerra Mundial uma pérola como recomendação: “Ser ou Não Ser” (1942), de Ernst Lubitsch (1892-1947).

O povo não está nem aí!
Ainda que até Ives Gandra Martins, referência conservadora no mundo do pensamento jurídico brasileiro, afirme que José Dirceu foi condenado sem provas, e ainda mais visivelmente no crime de formação de quadrilha (tanto que os torquemadas do STF tiveram de utilizar da teoria do domínio do fato como único e inusitado apoio), o país se vê agitado por especulações dignas de um teatro do absurdo.

O detalhe fica por conta do que se observa nas intenções de voto para 2014: todo o circo armado e por se armar não interfere na análise da maioria da população.

O povo sabe por quê!

Premiação I
Para trazer ao noticiário um contraponto ao Prêmio Nobel, a bi-mensal humorística, dedicada ao mundo científico, Annals of Improbable Research, criada em 1991, nos Estados Unidos, satiriza o padrão acadêmico. Trabalha com experiências científicas de valor, quando nada, singular. Dela o famoso Prêmio IgNobel, que nos traz as mais recentes proezas das “ciências”. Com direito à cerimônia de premiação e tudo em salões da Universidade de Harvard, como ocorreu no 12 de setembro http://www.improbable.com/ig/2013/

Premiação II
O vencedor do IgNobel da Paz foi Alexander Lukasshenko, presidente da Bielo-Rússia, que decretou a ilegalidade do aplauso em público e, provando o acerto de sua iniciativa, determinou que a polícia prendesse um homem que tinha um só braço, por ousar ferir a disposição legal.

Por lá a turma descobriu o inusitado do aplauso como protesto irônico. Como Sua Excelência estava sendo muito aplaudido, sentiu-se incomodado. Mesmo que com palma de cotó.

Para Marie Dacke, da sueca Universidade de Lund, justificada a honraria em Biologia e Astronomia por demonstrar que certos besouros encontram o caminho de volta, caso sintam-se perdidos, orientando-se pela composição estrelar da Via Láctea. 

Faria o parnasiano Olavo Bilac “ouvir estrelas”.

Premiação III
Espetacular o trabalho de Bert Tolkamp e colaboradores, premiados em Probabilidade pelos avanços que abrem para a humanidade a partir de duas pesquisas correlatas: demonstraram que “quanto mais tempo uma vaca permanece deitada, maior é a probabilidade de que se levante”, ao passo que “quando uma vaca fica de pé, não é possível prever com facilidade quando se deitará novamente”. Genial, pá!

Na esteira, a premiação em Psicologia, pelo trabalho de Brad Bushman, da Universidade de Ohio, que conseguiu a proeza de provar que os homens que tomam vários drinques sentem que são mais atraentes do que nas oportunidades em que bebem menos.

Premiação IV
No Brasil o IgNobel poderia ir para o “tesão de mijo”, como afirmado pela ciência popular, de que a ereção matinal está vinculada à bexiga cheia.

Uma solução para certas dificuldades em fazer o dito cujo manter-se altaneiro seria antecipar qualquer relação sexual com, pelo menos, meia dúzia de cervejas.

Discurso
A entrevista concedida pela presidente Dilma Rousseff nos Estados Unidos deixou entrever uma dirigente mais madura e mais segura com o que expressa. Talvez a repercussão do discurso feito na ONU tenha alimentado a imagem da Presidente.

O grande discurso
O cinema viabilizou, pelo viés do humor, grandes discursos humanistas, como em “O Ditador” (1940), de Charles Chaplin (1889-1977), e em “O Embaixador/Su Excelencia” (1967), de Mário “Cantinflas” Moreno (1911-1993).

O mais belo discurso na atual sessão da ONU foi o do presidente uruguaio, José “Pepe” Mujica. Não sabemos se este planeta preocupado em desenvolver a negação do Homem-Humanidade terá ouvidos para escutar o revolucionário (pelo instante) pronunciamento do uruguaio (que chega a lembrar, nos primeiros instantes de sua fala, do “maracanaço” como última referência de seu país para o mundo).


Indignação
O discurso do senador Roberto Requião, tecendo “loas” à exploração feita pelo O Globo em torno do seu nome, merece ser ouvido. 

Palavras duras, compreensíveis para quem foi vítima da manipulação (costumeira) do sistema dos Marinho. “Delicadamente” os filhos de Roberto Marinho foram chamados de “moleques e malandros”, como pode ser visto em http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploads/2013/09/requiao.jpg

Mão I
Os dados divulgados pelo PNAD para 2012, comparados com 2011, mostram a continuidade positiva de certos índices, como o de Gini que, pela primeira vez fica abaixo de 0,50, estando em 0,498. Para compreendê-lo saibamos que a igualdade plena o teria em 0 e a desigualdade em 1,0. A renda média per capita alcança 8.100 dólares.

Apontam os dados para uma redução na concentração de renda, mantendo a tendência dos últimos anos, assim como a taxa de desocupação.

Ainda que o analfabetismo não tenha apresentado a redução que se espera.

Mão II
Caso esses dados apresentem melhora no próximo ano o discurso da oposição ao atual governo somente encontrará amparo na violência e na corrupção como temas.

O discurso atual não tende a mudar o voto. As candidaturas até aqui postas somente encontram mais expressão em Marina Silva. Aquele discurso de Aécio Neves, do “vamos conversar”, não convencerá. Afinal, conversar sobre o quê? 

Eduardo Campos transitará sobre o “fazer mais”, que não alimenta a confiança do eleitor, além dos bolsões naturais, uma vez que “mais” – ainda que não em termos absolutos – o governo atual anda fazendo e também alimenta seu discurso na possibilidade de dispor de oportunidade para “continuar” fazendo.

José Serra vai ficando isolado – não somente em nível de PSDB, que já optou por Aécio – tendendo ao discurso à direita com uma das expressões partidárias desta corrente, o PPS.

Contramão
Para quem ouviu e viu o programa eleitoral do PPS na quinta-feira pensou estar em outro país, caso o considere pela fala de Roberto Freire.

Detalhes
Enquanto a turma do haraquiri esperneia na AP 470 (mensalão petista) começam as condenações no mensalão tucano, carinhosamente chamado pela imprensa de “mensalão mineiro”.

Ainda que integrante de ambos, Marcos Valério terá oportunidade de manipular os vários recursos da lei processual se condenado no mensalão tucano/mineiro.

É que para o mensalão tucano o ministro Joaquim Barbosa aplicou o princípio do juiz natural, mandando para a justiça de primeiro grau os que não tivessem mandato. No “petista” – que era caso para linchamento – o mesmo Joaquim Barbosa manteve o juízo originário do STF e ainda pretendeu negar possibilidade de recursos.

Decisão assim como jabuticaba: só há no Brasil. Inclusive, no caso de Sua Excelência, aplicando o princípio de dois pesos duas medidas: para o PSDB, tudo; para o PT, nada.

Vaqueiros
Até que enfim a profissão reconhecida!

Euro Araújo
Reencontramos o itororoense no lançamento da revista “Cacaueculturas”, na última sexta 27. Euro anda valorizando a terrinha como referência itapuiense no comando do Instituto Federal da Bahia de Uruçuca.

Empolgado e confiante na instalação de curso de graduação em Tecnologia de Alimentos no instituto que dirige. 

A antiga EMARC-Uruçuca ainda é referência no curso, em nível técnico, de onde saiu outro itororoense, o mestre o doutor Álvaro Machado, hoje no mundo do ensino de Química no IFET de Salvador e na UNEB.

Tempos de rádio
Enquanto a Bossa Nova rompia o código apriorístico da estética musical brasileira vivíamos o rádio, as revistas, os jornais e os livros como fonte exclusiva da informação. No rádio as novelas e os sucessos musicais. 

Em 1969 o baiano de Caculé Anísio Silva (amigo pessoal de Juscelino Kubitschek, cantou na inauguração de Brasília) permaneceu meses nas “paradas” com a guarânia quase rasqueado “Quero Beijar-te as Mãos” (Arsênio de Carvalho-Lourival Faissal).


_______
* Coluna publicada aos domingos em www.otrombone.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário