sábado, 7 de setembro de 2013

Os caminhos

Que levam a 2014
A Vox Populi traz, na edição de Carta Capital desta semana, última pesquisa realizada das intenções de votos para Presidente da República. Chama-nos a atenção o cenário da espontânea, onde 52% declaram posicionamento contra 48% que não sabem ou não responderam.

O detalhe fica à conta não de Dilma (24%), mas de Lula, com 10% na espontânea, número que empata com o somatório de Aécio (4%), Serra (2%) e Marina Silva e Eduardo Campos (1% cada) e outros 2% pulverizados.

Considerando que tal avaliação traduz o que se encontra presente no imaginário dos entrevistados, há praticamente um ano das eleições 48% não têm nome definido. Por outro lado, dos 52% que já o têm, 46,5% migram para Dilma e cerca de 38,5% para os demais nomes, ficando os restantes 15% para ninguém, brancos ou nulos.

Caso consideremos que os votos para Lula, que no cenário ora posto representam pouco mais de 19,2%, venham a ser distribuídos meio a meio, Dilma capitalizaria outros 9,6% elevando sua votação a 56%.

Esta é apenas uma avaliação a partir da espontânea, porque na estimulada a candidata à reeleição já alcança 38%, onde a candidatura mais próxima, a de Marina Silva (com dificuldades para registro de seu partido) chega a 19% e Aécio e Eduardo Campos a 13% e 4% respectivamente.

Sem Lula pedindo votos para ela. Eis o detalhe que vemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário