quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Carga

De cavalaria
A ação militar em tempos mais remotos denominada de carga de cavalaria pode muito bem ser compreendida como uma vantagem de quem, montado a cavalo (ou camelo etc.), avançava sobre o inimigo combatendo a pé. Alguns até a considerariam desproporcional. Buscamos a figura para produzir uma metáfora para desequilíbrio dos meios utilizados em qualquer disputa. 

E fazemos para avaliar a desproporção entre a realidade fática e a ênfase estabelecida pelo noticiário para "informar" sobre o pedido de aposentadoria por invalidez do deputado José Genoíno encaminhado à Mesa da Câmara dos Deputados. 

Alguns misturaram alhos com bugalhos, transitando pelo absurdo de que um ladrão de dinheiro público seria beneficiado por uma aposentadoria paga por todos nós, como deixou enfatizar o Jornal do SBT, o mais agressivo e despropositado. Os demais dos por nós vistos (da Globo e da Bandeirantes) limitaram-se a expor o pedido de Genoíno como algo que estaria fora de propósito.

No mínimo ficou a mensagem de que o deputado buscaria algo irregular.

Nenhum dos "(in)formadores de opinião" se dignou de levantar um questionamento: se o deputado contribuiu pelo tempo necessário a consubstanciar o pedido e se o faz amparado na lei. 

É que desconhecemos possibilidade de aposentadoria sem que preenchidos os requisitos necessários, como tempo de contribuição, idade ou, no caso sob comento, se realmente padece de doença que justifique o benefício.

Não faz muito tempo José Genoíno esteve internado e teria sofrido uma isquemia cerebral. 

Mas isso não importa. Mais interessa o linchamento que expor a verdade. 

A distinção que vemos entre os (in)formadores de opinião e o deputado é simples de ser explicada: batalha antiga.

Afinal, Genoíno lutou com armas contra a ditadura militar; os senhores da mídia a apoiavam. A ponto até de fazerem mea culpa quando conveniente, como a Globo recentemente.

Como não esqueceram as lições do golpe que ajudaram, saudosistas lançam uma carga de cavalaria sobre o guerrilheiro Genoíno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário