segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Loas

Aos aproveitadores
Não falta quem veja - como Alberto Dines, no Observatório da Imprensa - uma "primavera da mídia brasileira" na tardia confissão do sistema Globo de que esteve a serviço do golpe militar de 1964. As nefandas consequências para o país todos estamos descobrindo - aqueles que não viveram o nefasto instante em que a repressão se "aprimorava" e o sistema midiático aplaudia, quando não se omitia (forma velada de apoio).

A emblemática expressão "primavera" - utilizada a partir da experiência de Praga, antiga Tchecoslováquia, quando houve reação popular e enfrentamento ao domínio soviético em busca de reformas - muito está vinculada à ideia de revolução, de mudança, de ruptura. No curso das décadas seguintes toda e qualquer busca de mudança encontrou naquela "primavera" a inspiração e na primavera a referência: primavera árabe mais recentemente, sem descurar da mais pretérita, a primavera dos povos nos idos de 1848 na Europa.

Soa-nos piegas imaginar que a "conversão" do sistema Globo possa ser confundido com as "primaveras" mundo a fora. Primeiro, porque nada faz o sistema sob comento que aproveitar a oportunidade, para não dizer aderir à ela; segundo, porque não há nenhuma possibilidade de afirmação de que o indigitado sistema sinalize mudança de seus paradigmas, todos eles sustentados na gênese golpista.

Por fim, sem mais delongas, tal mea culpa não entrou no cerne da questão: o dinheiro que o sistema Globo faturou com sua "adesão".

A começar pelo "calote" que deu no grupo Times-Life - em torno de 12 milhões de dólares - como denunciado por Carlos Lacerda o quanto recebido à época. Isso mais antigamente (1966-67), porque atualmente a soma ultrapassa bilhões, entre sonegações e inadimplementos.

De nossa parte não vemos "primavera" na confissão do sistema, mas a continuidade de permanente inverno, tenebroso como sempre quando nele se faz presente o Globo, a Globo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário