quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Sobral

E a OAB
Fomos brindados - como todos os advogados que disponham de internet - de convite para o lançamento nacional de "Sobral - o homem que não tinha preço", de Paula Fiuza. O título nos remete a outro - O "Homem que Não Vendeu Sua Alma", de Zimermmann - fazendo confluir para a defesa de personalidades impolutas Thomas Morus e o grande brasileiro ora retratado na tela.

Apenas nos reservamos em observar Sobral Pinto e a OAB de outros tempos. Sobral, ainda que católico praticante, defendia comunistas e mesmo chegou a invocar a lei de proteção aos animais como instrumento legal para coibir a ação dos torturadores do Estado Novo no tratamento dos humanos sob seu cutelo.

Outras são as bandeiras, desde que comungamos - pelo menos em sede formal - de um Estado Democrático de Direito, quando dele o mínimo que se espera é respeito aos princípios e normas insculpidos na Constituição Federal por quem cabe defendê-los e preservá-los. Cumpri-los é o mínimo do mínimo.

Certamente Sobral Pinto não se omitiria hoje, como o faz a Ordem dos Advogados do Brasil, como instituição, diante das aberrações e violações aos valores, princípios e fundamentos do Direito cometidos pelo Supremo Tribunal Federal - tornado programa televisivo - no julgamento da AP 470. 

Que Sobral Pinto a inspire. Ainda é tempo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário