quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ainda que cansado

Torçamos
Estivemos – e estamos – dentre os que se empolgaram civicamente – coisa bissexta nos tempos atuais – com a conquista do direito de sediar a Copa e as Olimpíadas. Sempre vimos – como todos viam – quão importante é receber tais eventos. Afinal, todos querem fazê-lo. Tanto que FIFA e COI fazem 'beicinho'  e trejeitos vários para se tonarem mais importantes a cada ano que se expressam para o mundo – a plateia.

Todos que albergaram as competições delas se utilizaram para promover-se. Cada país sede fez/faz convergir os olhos do mundo para seus 'encantos'. Natural que o seja. Assim festejamos a Copa do Mundo e as Olimpíadas conquistadas pelo Brasil. E sentimos uma melhorazinha na autoestima. Coisa que somente acontecia quando de vitória do vôlei, do futebol, da ginástica etc. Mas nenhuma delas representa sediar a própria competição universal.


Vinha a oportunidade de nos exibirmos sem dependermos de outras searas. Nós e nós mesmos, os atores e intérpretes da festa. 


De um instante para outro – no limiar do primeiro evento – eis que surgem os 'do contra'. Não quisemos admitir que tudo podia estar 'mobilizado' pelo processo eleitoral. No preciso instante em que poucos (que se dizem muitos) se viam em dificuldades para retomar o espaço que controlaram com garras de águia/carcará durante décadas/séculos e na falta de discursos e propostas convincentes para reverter o quadro criava-se o quadro que desejavam.


Mesmo assim toleramos tudo. Mas a coisa foi ficando insuportável. Pela insistência em mostrarem só o que de menor valia dispúnhamos. E, de um instante para outro, nos sentimos triste, com vontade de largar o mundo 
 esta Terra – e arranjarmos um cantinho num foguete imaginário para Marte.

A Copa do Mundo está para acontecer – duas semaninhas nos separam do primeiro pontapé – inexorável em sua existência. Mouca para os que falam dela. Indiferente.


E olhamos em volta. E vemos que alguma coisa de bom ocorreu. Mesmo que não o desejável, o sonhado. Ou mesmo o prometido.

Fica, quando nada, a Copa. O país exposto e visto por este mundão de Deus, por causa da Copa.

Então nos despertamos para realidade. Que não pode ser perdida. 

Razão por que, ainda que cansado, ansiamos pela abertura da Copa. Com um orgulho danado por ser brasileiro. Para gritar goooool do Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário