quarta-feira, 21 de maio de 2014

Quo vadis

Brasil
Caminhamos por caminhos estranhos. O bom senso parece não permear certas atitudes e comportamentos. De pequenos a grandes, de mamanu a caducanu  como diria vó Tormeza  não trilhamos por esteiras civilizadas.

Atitude civilizadas dizem respeito  assim pensamos  ao consentâneo equilíbrio entre as várias realidades que integram o organismo de uma nação. Que deve reagir/existir em conformidade com o mínimo de lógica diante dos fatos sociais que efetivam o cotidiano.

Breve perpassar por alguns acontecimentos recentes nos deixam em estado de melancolia profunda quanto ao futuro desta 'terra brasilis', daí a indagação do título (onde vais?).

Em São Paulo, assim que anunciado aumento para o piso do magistério municipal (elevado a 3 mil reais para o básico), saem professores em greve, mal discutido, tampouco aprovado o avanço. Ao que parece, o caminho não é para conquistar, mas para atropelar.

Greve de ônibus em São Paulo é questionada pelo próprio sindicato da categoria. Em outras palavras: o sindicato não é mais aquilo que representou, porque perdeu a representação.

Às vésperas de uma ansiada e sonhada Copa do Mundo levantam-se categorias profissionais  inclusive do Estado  ameaçando paralisações simultâneas. Pondo em risco a imagem do país para o futuro. 

No dia de ontem, na Câmara Federal, uma deputada foi agredida enquanto exercitava a palavra, por um membro da Mesa Diretora. E pior, negaram-lhe os minutos restantes depois da interrupção.

No dia de hoje o coroamento: defendida por Joaquim Barbosa, transita no Senado da República proposta de Emenda Constitucional (aprovada, ainda que questionada por alguns senadores, na Comissão de Constituição e Justiça) que viabiliza um aumento de 35% sobre os vencimentos – a título de adicional por tempo de serviço (5% por quinquênio) – que hoje elevariam a remuneração de Ministros do STF, promotores e procuradores federais a 40 mil reais. Tudo repercutindo nas demais carreiras do serviço público, em nível federal e estadual.

E o povo a tudo ouvindo e assistindo. Inclusive o candidato Aécio Neves anunciar 'arrocho' ao dizer que o salário mínimo está muito alto.

Quo vadis Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário