A caverna
A Prefeitura de São Paulo - por determinação do prefeito Fernando Haddad - determinou a abertura das planilhas do sistema de transportes de São Paulo na internet. O sistema paulistano corresponde à concessão para empresários e cooperativas.
Aproveitamos a iniciativa do prefeito de São Paulo para lembrar ao do município de Itabuna de que tal iniciativa não somente é louvável, pela transparência, como de suma importância para que todos conheçamos o que está por trás da "caixa preta" em que se tornou a planilha de custos do transporte itabunense.
Dizem aos nossos ouvidos que a planilha utilizada nos últimos anos pelos empresários não corresponde às exigências de lei. Trocando em miúdas: a planilha não tem valor jurídico.
Como os empresários do transporte itabunense não reclamam pela atualização ou regularização jurídica da planilha é porque a atual lhes é vantajosa. Se vantajosa para eles é prejudicial ao consumidor do serviço.
Mais um motivo para reduzir a tarifa de ônibus em Itabuna: a apropriação indevida até agora.
Por outro lado, é preciso saber, para compreender a razão por que o assunto não tem sido debatido de forma clara, se não não há interesses de políticos em jogo. Aqueles que recebem dinheiro de empresários e empresas de transporte para suas campanhas políticas.
O debate precisa ser escancaradamente aberto. Longe da caverna que abriga a atual planilha de custos. Onde o povo possa ver e descobrir tudo o que diretamente lhe interessa.
A chave está com o prefeito Claudevane Leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário