quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A quem

Proteger
A Força Nacional de Segurança - ainda não institucionalizada nos moldes ideais, como a Guarda Nacional nos Estados Unidos - está na região centro dos conflitos. Tem por objetivo impor a ordem pública, o respeito às leis.

Chegou no preciso instante em que a população dita não indígena (vemos muito dela na indígena, que nem DNA mitocondrial afirmará integração à etnia tupinambá) iniciou a reação contra o processo de intimidação e agressão que ocorre há meses, desdobradas em invasões de propriedades e expulsão de pequenos produtores rurais, a totalidade dos prejudicados.

Caso a Força Nacional de Segurança, cumprindo ordem judicial, não retome as propriedades para seus proprietários - e assegure nelas a sua permanência - não terá feito nada mais que proteger os atrabiliários invasores.

Razão por que resta a dúvida: a FNS está protegendo a quem? 

Política e políticos
No caso específico dos conflitos e de uma tomada de posição somente temos visto a defesa do deputado Geraldo Simões, tanto na denúncia dos desmandos cometidos contra a população como no sentido de que os estudos em torno da reivindicada demarcação sejam suspensos para uma criteriosa avaliação.

Dos demais e muitos políticos da região escuta-se o silêncio da omissão. Estão fazendo política contra a ordem pública.

Inclusive o governador Jacques Wagner, como mandatário maior do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário