sábado, 3 de agosto de 2013

Pressões

E factóides
A retomada do julgamento, para apreciação dos recursos na AP 470 interpostos na forma de embargos de declaração - que muitos esperam repercutam em dimensão infringente, ou seja, capaz de reverter alguns resultados - ocorrerá a partir do dia 14. Inúmeros equívocos já foram apontados o que, efetivamente, viabiliza alteração no resultado de algumas decisões, especialmente no que se refere ao núcleo político.

O ministro Gilmar Mendes declarou na quinta 1º que os protestos de rua não interferirão no julgamento dos recursos. E mais adiantou: "Se houver erro, terá que haver correção. Esse é um outro tipo de juízo que tem relevância no mundo político, mas nós não podemos fazer esse tipo de consideração. Se de fato houve uma decisão equivocada e injusta, ela terá que ser corrigida".

Os erros encontram-se sobejamente demonstrados. As firulas, no entanto, podem inviabilizar a sua apreciação, como a de negar a possibilidade de mudança no julgamento realizado. Em jogo a dimensão política - alertada por Gilmar Mendes - por parte dos que desejam ver petistas ilustres serem algemados.

A retomada do julgamento é o 'factóide" perfeito para o momento em que escândalos - que superam 420 milhões de reais no propinoduto de metrô e trens etc. - envolvendo o tucanato paulista tomam foros não imaginados e a Globo se vê no centro de atenção como fraudadora do fisco brasileiro em valores que ultrapassam hoje 1 bilhão de reais.

Para tanto, nada melhor que priorizar "corrupção" petista para esconder a do PSDB. Não nos esqueçamos que ninguém fala do mensalão tucano, delicadamente denominado "de mineiro".

O terreno está sendo adubado. A Folha de São Paulo alerta: decisão favorável aos réus pode implicar custos políticos para novos ministros. Ou seja, julgar errado para condenar petista não é "custo político" para ministro, mas corrigir erro o é. 

A carga da nada velada pressão exercida pela imprensa recai sobre os novos ministros com assento no STF: Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso.

Aguardemos os desdobramentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário