quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sensatez

Ainda há tempo
O deputado estadual Augusto Castro, traduzindo sua preocupação com o conflito decorrente do decreto que reconhece quase 50 mil hectares para uma reserva indígena que desalojará 3 mil moradores (entre mulheres, idosos e crianças) nos municípios de Buerarema, Una e Ilhéus, pretende reunir os pares da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para debater a crise com o ministro Eduardo Cardozo. (Pimenta).

Também Marcelino Galo, da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa baiana, que pretende visitar a região no início deste setembro.

O deputado Geraldo Simões reitera suas preocupações com o problema, novamente pugnando da tribuna da Câmara dos Deputados pela imediata revogação do decreto demarcatório para que estudos mais apurados e menos parciais sejam realizados e seja encontrada uma solução justa para o problema.

O isolado Geraldo Simões começa a encontrar parceiros na luta por uma solução equilibrada. Certamente o enfrentamento da população regional, particularmente de Buerarema - no exercício de típica legítima defesa - acendeu o alerta de quem anda brincando com fogo.

Ainda há tempo para que não se cometa uma injustiça - tanto para com os verdadeiros índios como para com a população. Não erá manu militari - como o ato demarcatório - que se fará a justiça necessária.

De nossa parte, a revogação proposta pelo deputado Geraldo Simões é o melhor caminho. Exigirá estudos e análises mais aprofundadas, a partir de todos os interesses em jogo.

E tudo poderia começar com uma análise do DNA de muitos dos que se dizem tupinambás. Descobrir-se-á origens além-mar em muitos.

Homenagem
Destoa em tudo a postura dos deputados federais Félix Júnior e Daniel Almeida, buscando ver acelerada a demarcação.

Para eles recomendamos indicação da Câmara de Vereadores da velha Macuco para a outorga de título de Cidadão de Buerarema aos dois. O mais rapidamente possível.

E o convite para que venha recebê-los imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário