quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Acontecendo

No Brasil II
Repetimos o título de postagem trazida ontem.  Nela fizemos o contraponto - com intuito convergente, deixado no plano subjetivo - entre o indiciamento de Andrea Matarazzo, pela Polícia Federal, por receber propina em 1998 quando secretário de Energia do governo Covas e a entrevista concedida por jornalistas do Mídia Ninja.

O contraponto convergente pretendido dizia respeito ao fato de que um político tucano, vinculado a governo tucano no mais tradicional ninho tucano do país fora pego com a mão na botija da inconveniência enquanto na TV Cultura se ouvia uma dupla envolvida com jornalismo engajado que, por circunstância natural, estabelece enfrentamento à denominada mídia tradicional.

A leitura deixada pelos meninos do Mídia Ninja (o vídeo do programa está disponibilizado na postagem) acentua justamente o contraponto entre formas distintas de trabalhar a informação. 

A tentativa da maioria dos entrevistadores naquele Roda Viva foi de buscar desqualificar o trabalho de Bruno Toturra e Pablo Capilé, fazendo-os vinculados a possíveis compromissos político-partidários e ao conteúdo ideológico neles contido.

E aí a máscara dos entrevistados caiu, justamente sob o contraponto estabelecido entre um ponto central que alimentava o questionamento: a imparcialidade.

Para a grande mídia "imparcialidade" é tema detido e específico de suas hostes, dogma axiomático da liberdade de expressão. Sob esse viés somente ela detém a "verdade" e o que diz brota do mais "puro" que norteia a vocação nacional.

Os meninos do Mídia Ninja destruíram a falaciosa postura de quem se arvora a "pai e dono da verdade" a partir das contradições entre o discurso e a prática e deixaram em situação constrangedora a maioria dos entrevistadores.

Ai, caro leitor, a convergência pretendida no texto: a mídia hipócrita e presunçosa que se diz detentora do postulado da verdade começa a sucumbir à verdade que emerge da informação em tempo real conduzida para informar; assim, como as vestais da moralidade encasteladas no PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário