sábado, 14 de abril de 2012

Tudo azul

Energia azul
Tudo azul e não é exposição de Césio 137. Típica expressão para um grupo musical, a “energia azul” decorre de um processo, que envolve água doce + água salgada = eletricidade, permite separar as partículas positivas das negativas existentes na água do mar. (Da Radio Nederland Wereldomroep in Luís Nassif Online no www.advivo.com.br de sábado 14).

Utilizando-se de um compartimento com três divisões, à esquerda e à direita com água doce e no centro água salgada, o processo consiste em fazer com que, a partir da água salgada que se encontra no compartimento central, somente partículas positivas migrem do centro para um lado e negativas para o outro.

Assim, depois de certo tempo, a água doce da esquerda concentra uma carga negativa e a da direita, uma carga positiva. Ao juntá-las temos eletricidade!

Os pesquisadores holandeses da cidade de Leeurwadwen desenvolverão o processo de geração de energia a partir da água doce e da água salgada não mais em laboratório, mas no dique Afsluitdijk, que separa o lago Ilsselmeer do mar Frísio, onde já dispõem de autorização para a construção da primeira usina experimental de “energia azul”.

Futuramente poderemos repetir Yuri Gagarin: a terra é azul. Plenamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário