quinta-feira, 7 de março de 2013

De santos e de lutas

A Igreja está além
A Igreja tem sofrido no curso de sua existência como tal, desde que encontrou no poder temporal o apoio para prosseguir na fixação da mensagem às futuras gerações. Diferentemente de sua dimensão espiritual inspirada nas lições de Cristo, já presente na atuação dos primeiros cristãos para divulgar a Boa Nova.
  
Não localizamos o livro que buscávamos, editado em espanhol, “Brigida, Santa y Profeta” (fica a recomendação), parte do registro de suas Aparições Celestiais, onde a sueca (1303-1373), padroeira de seu país, na luta para criar uma obra por recomendação do próprio Cristo, que veio a se denominar Ordem do Santíssimo Salvador, encontra dele, diante dos obstáculos que enfrenta dentro da sede dos Estados Pontifícios, pela resistência papal em conceder o nihil obstat para a instituição, a dolorosa revelação de que há papas piores que Satanás. À época em que buscou o Papa em Roma (para onde viajou em 1349) estava ele em Avignon e seria recomendação do próprio Cristo, segundo Brígida, que retornasse à cidade das sete colinas.

Não nos afeta a Fé em Deus, tampouco no Filho trazido ao mundo para dotar a humanidade de uma nova vertente de compreensão para o Amor, que a dimensão temporal da mensagem divina encontre atropelos. Justamente porque se trata da expressão do homem finito e limitado.

De santos e pecadores
Mas, indagará o leitor, o que nos leva à peroração acima. O Correio Braziliense reproduziu matéria divulgada pela France Presse, dizendo respeito à publicação na quarta 6, de uma lista de pedófilos “papáveis”.

A relação trazida a lume pela estadunidense Rede de Sobreviventes de Abusados por Padres (Snap, na sigla em inglês) – ainda que confunda omissão de lideranças com a pedofilia em si – declina uma dúzia de cardeais da Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Gana, Honduras, Itália, México e República Tcheca, “acusados de proteger os padres pedófilos ou por terem feito declarações defendendo os padres ou minimizando a situação”, tidos como possíveis candidatos a sucessão de Bento XVI.

Na lista os cardeais Leonardo Sandri da Argentina; George Pell da Austrália; Marc Ouellet do Canadá; Timothy Dolan (Nova York), Sean O'Malley (Boston) e Donald Wuerl (Washington) dos Estados Unidos; Peter Turkson de Gana; Oscar Rodríguez Maradiaga de Honduras; Tarsicio Bertone e Angelo Scola da Itália; Norberto Rivera Carrera do México; e Dominik Duka da República Tcheca.

Dentre eles alguns são citados para suceder Bento XVI, como Angelo Scola, Marc Ouellet, Peter Turkson e Oscar Rodriguez Maradiaga.

Aos integrantes do Conclave a ser instalado em breve uma recomendação se torna pertinente: a (re)leitura de as Aparições Celestiais, trazidas ao mundo por Santa Brígida da Suécia no século XIV. Para entenderem – o que entendemos – que ainda que santos os pensares, a luta que se avizinha é para manter a Igreja além e acima de tudo.

E que não custa cercar o risco para evitar futuros transtornos. Para tanto, que votem Suas Eminências para corresponder à inspiração divina e não a material.


Nenhum comentário:

Postar um comentário