sexta-feira, 15 de março de 2013

Rei morto

Rei posto
A ação desenvolvida pela Polícia, em Itabuna, voltada para desarticular o conhecido “crime organizado” denominado de raio A e B reflete a atuação da polícia de forma concreta. A reação mais imediata que a sociedade espera decorrerá da redução no número de homicídios, em muito tributados ao tráfico de drogas, comandado de dentro do presídio itabunense.

Mal concluída a operação, que resultou também na transferência de “líderes” de ditas facções para presídios outros, e mais um assassinato em Itabuna atribuído ao fator drogas. Método e razões convergem para a conclusão: viciado ou vendedor “eliminado” a partir de tiros disparados de integrante conduzido em motocicleta e que, conferindo se a vítima ainda respira, deflagra tiros de misericórdia no rosto, como exigido pelas “chefias”.

A ação policial ainda não fez o efeito desejado. Talvez porque a “ordem” para o recente homicídio tenha sido expedida antes da ação policial. É o que queremos crer.

Caso contrário, os substitutos naturais já assumiram o comando. Como no dito popular "rei morto/transferido, rei posto".

Não podemos afirmar - até porque não localizamos nosso "Locuções tradicionais no Brasil", de Câmara Cascudo - a fonte histórica do dito popular. E assim, ficamos devendo melhor ilustração sobre a origem da expressão.

Certo e induvidável, no entanto, que em Itabuna se mantém conforme a tradição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário