quinta-feira, 7 de março de 2013

Quem diria!

Copiando Fidel
O líder maior da revolução cubana, Fidel Castro, dentre o que o tornou famoso, se destacava em pronunciamentos oficiais. Seus discursos levavam horas. Por tal costume recebia críticas e até mesmo foi alvo de anedotas.

Não tentando influenciar em torno do bloqueio que seu país  impõe a Cuba há 50 anos, o senador republicano Rand Paul, exercitando a estratégia que por lá denominam de filibuster, discursou durante exatas 12 horas e 53 minutos, entre o meio-dia da quarta e o início desta quinta. Pretendia travar a nomeação de John Brennan, indicação de Obama, como novo diretor da CIA. (Do Terra).

Por aqui a estratégia de lá constitui um dos modos de obstrução de uma sessão parlamentar, com vistas a derrubá-la, ou seja, ser encerrada sem que a votação tenha sido iniciada.

O Guiness deve andar comparando quem fez o discurso mais demorado; se Rand ou Fidel. Uma certeza há: não ocorreu que Fidel comesse durante o discurso, como o fez Rand.

Ironia à parte, a atuação do republicano é um reconhecimento à Cuba de Fidel. Pelo menos ao método discursivo de Castro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário