terça-feira, 26 de março de 2013

Lamentável

Vocação
Tempo houve em que o munícipe acompanhava direta ou indiretamente a atuação de seus legítimos representantes no Legislativo Municipal, para vê-los discursando em defesa de soluções para a comunidade, apresentando propostas e indicações que repercutissem em obras para a sociedade, não fora o natural exercício da função fiscalizadora. Na história do legislativo municipal houve os que se fizeram eternamente lembrados pela força de seus discursos e defesa de suas opiniões, ideias e convicções.

Os tempos mudaram. Para pior. Discurso de parcela significativa de vereadores é em defesa de interesses individuais. A Câmara Municipal de Itabuna, por exemplo, à luz do que lemos e ouvimos, tornou-se um apêndice do Poder Executivo, através da qual cargos são distribuídos a Suas Excelências como se fora cesta básica em tempo de calamidade pública.

Pedir cargos junto ao Executivo tornou-se assim sinônimo de vereança. Em decorrência, de prestígio, visto que quem mais pede e atendido seja demonstra força.

Nesta lamentável vocação, eleger-se vereador na atualidade não mais é discursar e postular em defesa do povo mas abrir espaço para pedir e ocupar cargos no Poder Executivo para amigos e apadrinhados.

Passaram a agir como "famélico abutre junto a pombas de paz!", como textua o portugues Silva Gaio (1830-1870), em Mário - Episódios das Lutas Civis Portuguesas (p. 146, da edição de 1924). 

E diante da famélica conduta, de padrinhos e apadrinhados, haja pomba para tanta fome! Ainda que pombas sejamos todos os que alimentam o erário que os sustenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário