sexta-feira, 3 de maio de 2013

Capitalismo

Explorador
O lucro não tem compromisso com a ética, que é coisa de homens. Razão por que a exploração do semelhante é da essência do sistema. Para aumentá-lo (o lucro) são utilizados todos os meios, inclusive expor a vida humana.

A última tragédia em local de trabalho (morte de mineiros soterrados é comum) ocorreu em Bangladesh. Até a última confirmação, 402 mortos e há centenas de desaparecidos - dizem as autoridades locais.

O país asiático é uma terra de miseráveis, de mão de obra barata, facilmente explorada. Imaginava-se, no entanto, que a exploração se desse pelos próprios nativos sobre os conterrâneos. Descobre-se, para surpresa de muitos, que pelo menos cinco emrpesas ocidentais exploravam  o local da tragédia, direta ou indiretamente (através de terceiros contratados), dentre elas a Benetton, a Primark, a Loblaw, a Bonmarché e El Corte Inglés. (Detalhes no Expresso.pt).

Passamos ao largo de outras considerações para o debruçamento sobre um detalhe: campanhas há contra empresas que produzem agredindo o meio ambiente ou utilizando trabalho escravo. Haverá alguma campanha contra os produtos das ilustres marcas acima reveladas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário