terça-feira, 14 de maio de 2013

Para compreender

A resistência
A MP dos Portos pretende - considerando a iniciativa do Governo federal - reverter a atual situação, onde o embarque e desembarque nos terminais portuários brasileiros se tornou um gargalo, a ponto de levar uma empresa sediada na China, recentemente, a suspender importações do Brasil em razão do não cumprimento dos prazos.

A emenda aglutinativa defendida pelo deputado Eduardo Cunha alimenta a atual picaretagem, ao manter em mãos de alguns beneficiados o controle dos portos, como no caso mais notório, o de Santos, onde a "Santos Brasil" exerce o direito e ainda pretende avançar.

A denúncia do deputado Anthony Garotinho de que algo de podre ronda a aprovação do projeto, se aprovada a emenda aglutinativa como o quer Eduardo Cunha e seus liderados, pode ser bem entendida quando se sabe quem o maior beneficiado com a aglutinação: o banqueiro Daniel Dantas.

Apenas para recordar: Daniel Dantas conseguiu controlar o porto de Santos detendo apenas 10% do capital da Santos Brasil, coisa acontecida, naturalmente, com as privatizações de Fernando Henrique. Da mesma forma que conseguira a Brasil Telecon, hoje um escândalo internacional discutido em tribunais no exterior.

Garotinho denunciou que lobistas de Daniel Dantas (aquele condenado beneficiado com dois habeas corpus do ministro Gilmar Mendes em menos de 48 horas) estavam agindo nos corredores do Congresso. Naturalmente não o faziam por amor ao debate.

Onde Daniel Dantas se faz presente aumenta a demanda por papel higiênico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário