sexta-feira, 10 de maio de 2013

Outro mito

Sendo desfeito
Na esteira de análise expressada neste espaço na quarta 8 (Estudo desmente lugar comum), a partir de dados do IPEA para beneficiários do Bolsa Família, estudo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp-Convest desnuda o discurso de que o ingresso em universidades através de sistemas de políticas afimativas para alunos oriundos de escolas públicas ou autodeclarados negros, índios etc. se constituiriam em aberração, por privilegiar quem não tinha condições intelectuais ou reduzida (in)formação escolar.

A conclusão, avaliando concluintes do período 205 a 2008, é de que os beneficiados tiveram desempenho igual ou superior ao daqueles que não ingressaram na universidade pelo sistema, ainda que, quando do ingresso, não tenham alcançado igualdade na pontuação. (Do Estadão).

E estamos diante de um estudo que não diz respeito a uma universidade qualquer. Mas a um dos centros de excelência acadêmica do Brasil e da América Latina: a Universidade Estadual de Campinas.

Conclusão elementar: oportunidade é o que os desiguais socialmente precisam. E as políticas afirmativas a asseguram.

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