quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pretensão

Eleitoral
Considerando que a tensão entre Poder Legislativo e Poder Judiciário - este nas manifestações orais ou judiciais do STF - naturalmente se agrava com declarações inconsequentes, como a expressada pelo ministro Joaquim Barbosa perante estudantes da UNB no curso desta semana, analistas enxergam um bem urdido plano: o de oferecer-se como candidato ideal para as massas contra políticos profissionais.

Sua imagem seria pautada naquele herói apto a libertar o povo, de imaculada figura e irrepreeensível caráter, intocável moralmente: em suma, o de salvador da pátria.

Para tanto o ministro constrói a imagem de super herói, de logo atacando todos os ângulos que de certa forma estariam presentes no imaginário popular sob o ângulo negativo: políticos, advogados, juízes. E buscaria ocupar espaços à esquerda quando critica a grande imprensa, como o fez na Costa Rica, ainda que custeando viagem de jornalista de O Globo para a cobertura interna. 

A iniciativa seria uma tábua de salvação para a oposição - pelo menos no imediato - esfacelada em seu miolo PSDB-DEM-PPS.

Resta saber se o plano dará certo. Ou, diremos, se realmente o ministro Joaquim Barbosa anda falando de caso pensado ou, simplesmente, perdeu as estribeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário