sábado, 4 de maio de 2013

Titulo

Nada lisonjeiro
O Brasil ocupa o penúltimo lugar (à frente apenas da Indonésia), dentre os 40 países avaliados, em raking global que mede sistemas educacionais por sua qualidade, segundo levantamento efetuado pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit, a pedido da Pearson, uma empresa que produz sistemas voltados para sistemas de aprendizado. Notas de testes e qualidade de professores são postos de destaque na avaliação.

São primeiros, pela ordem, a Finlândia, Coreia do Sul e Hong Kong. Turquia , Argentina, Colômbia, Tailândia, México, Brasil e Indonésia figuram entre os piores. (Da BBC).

Um título nada lisonjeiro. Ainda que o resultado tenha apurado testes efetuados por estudantes destes países no período 2006 a 2010, incluindo dados sobre o números de alunos que ingressam na universidade.

De nossa parte, a dúvida reside no fato de quem encomendou a pesquisa. E em ver a Argentina em 35º lugar!

Possíveis contradições
Não pode ser afirmado que o levantamento tenha deixado de reconhecer alguns avanços registrados no Brasil, como um aumento significativo de ingressos nas universidades e mesmo a avaliação do PISA, que reconheceu o país como o que mais avançou nos índice de educação. Mas soa estranho.

Não fora o salto nos dispêndios do Governo federal para o ensino básico, de 300 milhões de reais em 2007 para mais de 4,6 bilhões a partir do FUNDEF e a criação de dezenas de escolas técnicas e de 14 universidades federais.


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