terça-feira, 18 de junho de 2013

A oportunidade

Existe
A pesquisa encomendada pela prefeitura de Itabuna para avaliar a quantas anda a administração municipal, aí entendida a imagem do prefeito Claudevane Leite perante a população - porque nele refletem as mazelas cometidas por seus auxiliares (e não são poucas) - anda anunciada, ainda que sem cunho de oficialidade. Teria piorado, afirmam os vazamentos.

Tal circunstância não estranha. A administração, ao final do primeiro semestre de atuação, não disse ainda para o que veio, como o esperava a população como um todo. No entanto isso não é o fim do mundo, tampouco definitivas as conclusões que ora ocorrem. São fruto de um momento. Momento de reflexão para o gestor, caminho para reconsiderações, correção de erros.

Ao que parece, a certificação que foi a marca da composição do governo não corresponde na prática. Os currículos não falaram no dia a dia. Não fora uma estranha complementação da estrutura administrativa na configuração dos segundo e terceiros escalões.

A ausência de um projeto permanece presente. A confusão entre competências e funções institucionais mais demonstra a desfiguração, onde duas ou mais secretarias se confundem na busca de um mesmo objetivo, concentrando ações umas das outras e sustentando confusão.

Há muita coisa por fazer. Um certo amadorismo tem norteado as ações do governo e o olhar do povo não é nada amador.

Falta algo que impacte no imaginário da população itabunense. Algo que diga que o prefeito existe, que tem as rédeas da administração.

Uma oportunidade há para isso demonstrar. Tem ele nas mãos o aumento das passagens de ônibus urbanos. A recomendação do Conselho Municipal de Transportes está viciada, não pela legitimidade da recomendação mas por não ter promovido as avaliações que lhe competia.

Eis a oportunidade: sustar o aumento, convocar as várias organizações da sociedade (pelo menos aquelas diretamente interessadas) e discutir profundamente a planilha de custos, inclusive reformulando os atuais critérios de sua composição se necessário.

Oportunidade melhor não há para demonstrar quem é e o que quer Claudevane Leite, o legítimo prefeito de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário