quarta-feira, 12 de junho de 2013

Coronelismo

E Bolsa Família
Há um estudo da socióloga Walquíria  Leão Rego com o filósofo italiano Alessandro Pinzani, tranformado no livro "Vozes do Bolsa Família", onde afirmado ter havido nos últimos dez anos um enfraquecimento do coronelismo. A ruptura da arraigada cultura da resignação estaria na raiz do enfrentamento silencioso.

Lançado recentemente pela Editora Unesp é uma leitura que se torna necessária para compreender o fenômeno. E ver desdobramentos em outras áreas alcançadas por programas sociais, como o de cotas para acesso à universidade.

A primeira manifestação de enfrentamento ao coronelismo tradicional, elemento preponderante na República Velha, ocorreu a partir da Revolução de 1930, sem, no entanto, evitar os sucedâneos do secular fenômeno, muito bem analisado por Victor Nunes Leal (1914-1985) em "O Coronelismo, a Enxada e o Voto" (1948), reconhecido pelo autor como típico "sistema político".

Algo parece andar neste Brasil. Talvez aí a raiz da resistência das elites ao que de positivo para a nação esteja ocorrendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário