quinta-feira, 13 de junho de 2013

Tiro

No pé
Não podemos afirmar a profundidade do alcance da exoneração do médico Humberto Barreto. A repercussão não foi nada positiva para o prefeito Claudevane Leite.  Ao contrário, profundamente negativa.

As análises e desdobramentos começam a surgir. Uma vertente traça o lado "cordial" do Prefeito, cumpridor da palavra dada, fiel aos que estiveram com ele na luta para a eleição. Na outra, o PCdoB vai surgindo como possuidor de uma fome canina (como diziam os antigos para os insaciáveis).

Numa e noutra o desgaste assoma. O prefeito Claudevane Leite não logra convencer o eleitorado com tanta "cordialidade"; o PCdoB vai surgindo no horizonte itabunense como um voraz predador, não confiável.

As repercussões tendem a ocorrer. Com um detalhe: Sua Excelência é o Prefeito e tem três anos e meio para recuperar e consolidar uma imagem positiva, salvando-se se o quiser; o PCdoB pode ter dado um tiro no pé, ainda que permaneça vencedor no campeonado de gula.

Buscando Esopo
Esopo é reconhecido como uma expressão inicial da cultura grega, mentor da singular atividade intelectual na terra que faz surgir a madrugada radiosa para o mundo ocidental. Construiu sua fama como "pai" da fábula.

Elevou a Ética e a Moral a patamares presentes no cotidiano do homem fazendo-o através de suas "histórias" ilustrando valores e condição humanos na seara da natureza e dos animais, animando a existência na tradução que dela fazia no mundo "no tempo em que falavam" e agiam como gente.

No fundo, apenas substituía o homem pelo animal para que este desse lições àquele, centradas no contraponto dos vícios e virtudes dados à espécie humana.

Na esteira do grego (que teria vivido no século VI a.C.) Fedro (fabulista ao tempo de Tibério e Calígula, início da Era Cristã) e La Fontaine (1621-1695).

Raposas, formigas, cigarras, lebres, jabutis, galos, cegonhas, sapos, leões, ratos, entre outros, integravam o caráter moral e alegórico para exemplificar condutas - sábias ou tolas, boas ou más - exatamente como no mundo humano.

Itabuna precisa reler Esopo, Fedro, La Fontaine. Mais ameno e melhor que descobrir na mitologia nativa Curupiras para explicar o que anda acontecendo para os lados do Centro Administrativo Firmino Alves. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário