sexta-feira, 7 de junho de 2013

Oportunismo

Demagógico
Sua Excelência, Aldenes Meira, presidente da Câmara de Vereadores, sugere meia passagem aos domingos e feriados para o usuário do transporte coletivo de Itabuna.

Não podemos destoar do raciocínio de que sua proposta é oportunista e demagógica.

Primeiro, porque ao aparentar estar em defesa do povo sabe Sua Excelência que cabe à Câmara decidir sobre o tema, e a não aprovação de qualquer aumento é o melhor para a sociedade. Como apoio, a desoneração promovida pelo Governo Federal para o PIS e a COFINS que incidem sobre o custo da tarifa. E mais faria o vereador, em defesa da população, assumir a luta - já que cabe aos edis tal defesa - não só para um sonoro NÃO ao aumento, mas para a redução do custo da passagem.

Segundo, soa irresponsável a proposta, quando ocorre justamente a sinalização para o aumento. Ora, a proposta exige compensação para as empresas, o que implica inserir o seu custo na passagem para diluí-lo entre os que pagam. Nesse aspecto, as empresas alegam que o transporte gratuito já atinge um terço do custo da passagem.

Terceiro, nessa vertente cabe ao vereador explicar por que não lutou para que não haja aumento da passagem de ônibus, ou por que faz tal proposta no limiar do reajuste. Deixará que haja o reajuste para beneficiar-se politicamente dele com a sua proposta?

Por fim, poderia ser mais autêntico. Em Itabuna já houve tal benefício, quando Geraldo Simões prefeito. E de forma bem mais completa. Aos domingos e feriados o usuário de transporte coletivo nada pagava.

Talvez - e nesse caso é perdoável - o vereador não residisse em Itabuna, ou não houvesse nascido.

Um comentário:

  1. Da câmara de Itabuna para à Assembléia da Bahia: O deputado Rosemberg Pinto, ameaçou o blogueiro Davi Ferraz, editor do Sudoeste Hoje. Tudo por conta da nomeação da nova gestora da Direc 14. As coisas não vão bem por lá. Em Itororó e Itapetinga, o insulto, caiu mal.

    ResponderExcluir