quarta-feira, 3 de julho de 2013

Absurdo

Desrespeito e prepotência
Não dispomos de informação além daquela veiculada no Luiz Nassif Online no www.advivo.com.br: na Europa, o avião do presidente da Bolívia está retido em território austríaco. Nele, o próprio presidente Evo Morales.

A indignação de Mujica (Uruguai), Kirchner (Argentina) e Hollanta (Peru) acompanha o impassse provocado pelo governo austríaco atendendo a pedido que teria origem nos Estados Unidos.

Cumpre registrar que as convenções internacionais outorgam às aeronaves presidenciais imunidade absoluta.

Até o acontecido nunca imaginaríamos que o desrespeito e a prepotência chegassem a tamanho absurdo.

Desconhecemos, até o presente, qualquer manifestação do Governo Brasileiro.

Espaço aéreo fechado
Sob a presunção de que o avião presidencial de Evo Morales esteja transportando o ex-agente americano Edward Snowden a França, Espanha, Portugal e Itália fecharam o espaço aéreo a Evo. Essa a razão de estar em território austríaco.

Informações há de que as autoridades locais teriam vistoriado, ou tentado vistoriar, a aeronave, a pedido estadunidense, quando o presidente desembarcou em Viena.

Não fora o impasse, em nível diplomático, a proibição de transitar por seus espaços aéreos pôs em risco a vida do próprio Evo Morales e das demais autoridades que estavam com ele, retornando de uma visita à Rússia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário