sábado, 27 de julho de 2013

Mais municípios

Mais Médicos II
O número de municípios inscritos para receber profissionais pelo Programa Mais Médicos já chega a cerca de 3.230, o que corresponde a 92% daqueles 3.511 considerados prioritários pelo Governo, superando os 2.552 revelados ontem neste espaço.

No entanto há evidentes sinais de boicote ao programa. Chama a atenção o alto número de inscritos que estariam fazendo residência (1.270) - incompatível com a oferta existente no país - não fora o alto índice (8.307) dos que aparecem com registros inválidos nos CRMs, que chega aos 45% do total de inscritos (18.450).

A confirmar-se a suspeita fica a triste surpresa: mais que carência de médicos no Brasil fica evidente faltar-nos (na classe médica - parte dela, parte dela!) caráter humanístico-humanitário, o que deveria nortear a categoria.

Já que Juramento de Hipócrates é só para garantir fotografia em solenidade de conclusão de curso, o melhor boicote era não se inscrever e não boicotar a inscrição.

Caso haja quem se preocupe em não esquecer o que fazem muitos dos "senhores de branco", que o povo, no silêncio da ironia, lhes prepare a devida ascensão ao troféu "judas" da década.

Itabuna
A propósito, o anunciado novo secretário de Saúde do município, médico e hoteleiro Eduardo Fontes, estava entre os que protestavam contra o projeto do Governo Federal.

Terá a oportunidade ímpar de administrar pelo menos a saúde básica com os profissionais disponíveis em Itabuna, a maioria encastelada em atendimento a planos de saúde privados ou na parte nobre das especialidades que asseguram faturamento.

Para tanto não falta dinheiro, já o afirmou o prefeito Claudevane Leite ao justificar a exoneração do anterior secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário