terça-feira, 30 de julho de 2013

Mais disse

Mas não publicaram
Inegavelmente o contexto da mensagem do papa Francisco não se afina com os propósitos das elites mundiais, particularmente as brasileiras. Para os que acompanharam sua fala no instante em que a proferia e buscaram reescutá-la através dos noticiários televisivos e jornais perceberam que muito do que disse não foi repetido. Editaram, simplesmente, o que disse o papa, para que não conflitasse com suas "mensagens" cotidianas, manipuladoras.

Já aludimos neste espaço ao dito na comunidade de Varginha (O social e o político nas falas de Francisco), onde com todas as letras defendeu os esforços da sociedade brasileira (não podia dizer 'governo brasileiro') no "combate à fome e à miséria".

Descobrimos na rede uma outra fala manipulada pela grande imprensa, expressada durante o encontro com a sociedade civil no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, quando expôs três pontos, dentre eles "a responsabilidade solidária para construir o futuro", adiante expressa:

""O segundo elemento que queria tocar é a responsabilidade social. Esta exige um certo tipo de paradigma cultural e, consequentemente, de política. Somos responsáveis pela formação de novas gerações, capacitadas na economia e na política, e firmes nos valores éticos. O futuro exige de nós uma visão humanista da economia e uma política que realize cada vez mais e melhor a participação das pessoas, evitando elitismos e erradicando a pobreza. Que ninguém fique privado do necessário, e que a todos sejam asseguradas dignidade, fraternidade e solidariedade: esta é a via a seguir. Já no tempo do profeta Amós era muito forte a advertência de Deus: «Eles vendem o justo por dinheiro, o indigente, por um par de sandálias; esmagam a cabeça dos fracos no pó da terra e tornam a vida dos oprimidos impossível» (Am 2, 6-7). Os gritos por justiça continuam ainda hoje". Íntegra do discurso em http://bit.ly/1ch0tE5

Ao omitir o que disse o papa Francisco, ou negar divulgação a pontos importantes de sua mensagem, a denominada grande mídia mostra a sua cara. Uma cara que não é a do povo.

Não à toa o papa tanto falou em manipulação. Deve ter incomodado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário