segunda-feira, 29 de julho de 2013

"Todo lobby

É ruim"
Entrevista concedida em pleno voo, quando do retorno a Roma. Respondendo o papa Francisco ao modo como via o lobby gay mais respondeu ao que perguntado. Afirmou, peremptório, que "todo lobby é ruim". 

Vemos na resposta um recado direto, sem possibilidade de ser questionado, de natureza axiomática. Porque há lobby da indústria de armamentos, do sistema financeiro, da concentração da riqueza, da indústria farmacêutica, do agronegócio, da mineração, de agrotóxicos etc.; há lobby para tudo. Nunca em benefício do Homem.

Não deixou espaço para o contraponto: de que pudesse existir lobby para o Bem. Naturalmente o Bem o é em essência, dispensa conclamações e conchavos, articulações e propinagens.

Considerando os que se beneficiam dos lobbies não será difícil alcançar o sistema destinatário da resposta do papa Francisco.

A lição do Bispo de Roma, levada ao pé da letra, é o maior ataque à indústria lobista, que busca regulamentação por uma de suas ramificações nesta "terra de São Saruê".



Um comentário:

  1. Há muito desejo postar um comentário no blog, contudo, falta-me tempo e priorizar. Hoje, tive o prazer de rever novamente as páginas do "rastilhos da razão comentada" e me emocionei ao deparar-me com textos de alto nível e pouca participação dos leitores. Vou comentar em outras oportunidades, nesta quero apenas parabenizar-lhe pelo excelente texto e pela profundidade do tema tratado.
    Antonio Carvalho
    Itabuna-Ba

    ResponderExcluir