quarta-feira, 17 de abril de 2013

Livro

Janela para o Universo
Nesta quarta 18 estivemos no lançamento de "Mejigã e o contexto da escravidão" (Editus), ocorrido no auditório da torre da UESC, uma coletânea de textos a partir da presença de negros escravizados no espaço territorial sulbaiano, onde ponteia o que dá nome à obra, coordenada pelo professor Ruy do Carmo Póvoas.

A importância do lançamento - e aqui nos detemos sobre este aspecto como tema deste texto - reside não somente no que representa o conteúdo da obra. Mas, também, na afirmação da existência de uma proposta literária que brota na região a partir de um centro acadêmico por excelência, a UESC.

A existência da EDITUS, a editora da instituição, ainda que possa deixar a desejar em torno do que pensa alguém mais exigente sobre uma ou outra publicação, tem se esmerado em traduzir o resgate e a promoção do pensamento dos que vivem e fazem a realidade no entorno da UESC.

Toca-nos encontrar no espaço do lançamento de "Mejigã" uma plêiade (que nos dispensamos declinar nome por nome) que constrói concretamente a literatura regional em todas as vertentes, inclusive a científica, levando ao mundo a singular existência  de uma instituição acadêmica que vai ocupando o lugar que faz por merecer no universo do pensamento brasileiro.

Lançando livros, a janela para o universo.

Falta-nos, no entanto, para a plena realização, iniciar o caminho da (re)construção do público leitor para consumir o que de tão profícuo surge na UESC através da Editus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário