quinta-feira, 25 de abril de 2013

Outros tempos

Outros interesses
O senador Aécio Neves pretende ver retornar o mandato de 5 anos e suprimida a reeleição. Outros tempos para outros interesses.

Quando se discutia na Constituinte que veio a promulgar a atual Constituição da República o mandato de quatro anos para cargos majoritários, inclusive o de Presidente da República, uma tropa de choque entrou em campo para assegurar 5 anos para o então presidente José Sarney. Farta distribuição de concessões de rádio e televisão – onde beneficiários, direta ou indiretamente, muitas de Suas Excelências constituintes – assegurou o mandato de cinco anos, sem reeleição. Por traz da farra, o então ministro das Comunicações Antônio Carlos Magalhães.

Quando da revisão constitucional – oportunidade em que Luiz Inácio Lula da Silva se apresentava imbatível, no imediato das eleições de 1994 – reduziram o mandato presidencial para quatro anos e negaram a reeleição.

O Plano Real de Itamar Franco abriu espaço para Fernando Henrique Cardoso tornar-se Presidente da República. O instituto da reeleição foi escancaradamente aprovado sob o pálio de muito dinheiro, custando cada voto entre 200 e 500 mil reais, tudo acertado e pago por determinação do trator Sérgio Motta, então Ministro das Comunicações de Fernando Henrique. Havia – dizia ele – um projeto para o tucanato permanecer no poder por vinte anos. A reeleição era o caminho tranquilo.

Por três mandatos seguidos, com possibilidade de um quarto, o PT caminha para os 20 anos sonhados por Sérgio Motta.

O PSDB de Sérgio Motta, de FHC e do agora senador Aécio Neves quer derrubar o instituto da reeleição por eles comprado. Para evitar que o PT possa ficar 20 anos no poder.

Outros tempos, outros interesses. Ainda que tucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário