terça-feira, 16 de abril de 2013

Dia de índio

No Congresso
Inusitada obstrução aconteceu durante a sessão da Câmara dos Deputados, no final da tarde desta terça 16. Não decorrente, como previsto no Regimento Interno, da atuação dos pares. Mas pela abrupta invasão do Plenário por lideranças indígenas, o que levou à imediata suspensão da sessão e posterior encerramento da atividade parlamentar, no curso de votação.

A ação direta visava retirar da pauta da Câmara a análise de Proposta de Emenda Constitucional que transfere para o Congresso a definição sobre criação e limites de áreas indígens, atualmente sob responsabilidade do Poder Executivo.

Não se tem conhecimento de iniciativa idêntica no passado, quando em curso regime não ditatorial.

A desconfiança
Apesar da promessa do Presidente da Câmara de suspender, por 45 dias, a indicação de deputados para integrar a comissão que analisaria a PEC questionada pelos índios, acostumados - em permanente aprendizado - a não confiar nos brancos, os nativos não admitem prorrogações de prazo e sim, tão somente, a garantia de que a medida seria barrada.

Na outra ponta da história interesses da bancada ruralista, que quer sustar demarcações de terras indígenas.

O que vemos
Nesta disputa enxergamos o de sempre: uns de olho na superfície de terras indígenas; outros, no subsolo.

Assistindo a tudo os interessados. Que passaram a ser sujeitos de consumo. 

Por outro lado, neste "dia do índio" antecipado o Plenário da Câmara dos Deputados assisiu à invasão do seu espaço. Como ontem fizeram os colonizadores com relação aos pré-colombianos que por aqui viviam. 

Pela telinha da TV Câmara assitimos tudo. Inclusive algumas estranhas feições de inusitadas fisionomias indígenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário