quinta-feira, 4 de abril de 2013

Guerra

Contra a verdade
O Viomundo, sítio de Carlos Azenha, recentemente condenado pela Justiça em ação movida por Ali Kamel - que considerou a ele ofensivas as denúncias do blogue em razão da divulgação de gravações mostrando a manipulação pelo jornalismo global para beneficiar campanhas tucanas em 2006 - encontrou apoio do senador Roberto Requião, em pronunciamento no Senado da República nesta quarta 3.

O que choca é o fato de que as denúncias de Azenha traduziam a verdade factual, ou seja, a verdade contida nos fatos. E a decisão judicial não reconhece o direito do jornalista em divulgá-la.

Como não temos uma lei de meios - que países de primeiro mundo vão implantando, como a Inglaterra recentemente - o poder concentrado leva ao absurdo de que um ponto de vista "concentrado" a partir de uma pessoa ou pequeno grupo de pessoas, famílias mesmo, exerça o controle da informação, ainda que manipulando-a.

E o mais grave: que possa influenciar até o Judiciário.

O que nos leva à conclusão de que a opinião publicada (ainda que não seja a verdade) torna-se verdade real quando este ou aquele meio de comunicação a expõe. Justamente por exercer o controle sobre os destinatários, em razão da concentração em suas mãos dos meios de comunicação.

Uma parcela considerável de blogues tem exercitado a veiculação da verdade real, quebrando o monopólio da informação dos grandes grupos. E mais que isso: desmistificando os outrora intocáveis "donos da verdade". Como a verdade real incomoda, deram de buscar (os grandes grupos) a Justiça para inviabilizar a rede.

Têm conseguido sucesso... se originada a ação desses grandes grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário