domingo, 21 de abril de 2013

Da bizantinice

Ao lucro
Para economistas que não estão a serviço da especulação financeira a alta da SELIC para conter a inflação, neste instante no Brasil, estaria no âmbito de típica discussão bizantina, a que não encontra saída, resposta, tampouco importância além do confronto em si mesma, daí porque insignificante. (A expressão tem origem em Bizâncio, quando já o Cristianismo reconhecido como religião oficial, decorrendo do fato de que por lá membros destacados do clero se debatiam em longas e inconclusas discussões que versavam sobre temas como o sexo dos anjos).

A inflação, que não está fora do controle, "tem causas estruturais muito mais complexas que aquelas passíveis de correção com a elevação dos juros", afirma-o Delfim Neto, na Sextante (Carta Capital  nº 739). E avançamos: que não podem ser tributadas ao tomate e quejandos. (A propósito, o tomate, na feira livre de Itabuna, tem seu preço em queda há, pelo menos, duas semanas, sem qualquer influência da SELIC).

No entanto, a batalha campal pelo aumento da taxa básica de juros não se arrefeceu. 

É que, ainda que bizantina em relação aos componentes estruturais da inflação atual - sob controle, repetimos -, serve aos senhores da especulação financeira.

É a bizantinice a serviço do lucro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário